Aprenda a Viver de Chá!
Crie sua própria linha de chá e torne-se uma referência neste mercado!

 VAGAS ESGOTADAS
DIGITE SEU E-MAIL para entrar na lista VIP de espera

O melhor curso do Brasil na formação de especialistas e empreendedores do chá.

O chá (camellia sinensis) é um mercado que atualmente corresponde a 266 bilhões de litros consumidos no mundo, 3 vezes mais que o café e a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. Por esse motivo, por ser uma bebida premium que pode ser consumida diariamente, o dia todo por possuir benefícios que nenhuma outra planta possui, o chá não é moda, é um negócio consolidado. 

Com as técnicas corretas, um mapa de ação claro e simples de executar e a nossa mentoria, o único resultado possível é você ter as ferramentas certas e a confiança para abrir o seu negócio de chá em 
6 meses. 
Mesmo que você hoje não tenha nenhuma clareza de que tipo de negócio você quer ter ou não se sinta confiante ainda para começar.

Nossa formação também é direcionada as pessoas que são apaixonadas pelo chá e simplesmente querem conhecer mais para se tornarem conhecedores profundos, consumidores qualificados.

O Especialista: Entenda diferença entre o 
Tea Connoisseur e o Tea Sommelier

O Tea Connoisseur é um grande conhecedor de chás com ampla experiência e prática em variadas técnicas de infusão. No mundo, os Tea Connoisseurs se dividem em dois tipos:

São os consumidores assíduos de chá e/ou grandes empreendedores. Podem ser consultores, escritores, críticos e criadores de marcas, lojas, boutiques e bares de chá, por exemplo. Conhecem a fundo o chá, tanto quanto um sommelier de chá. Por consumirem o chá diariamente e por terem principalmente o olhar ao "outro/cliente", dominam diversas técnicas de infusão que os sommeliers recém formados não dominam. 
O sommelier de chá por outro lado é o profissional restrito ao serviço de chá. Ele deve saber adequar os serviços de chá, criar cartas de chá para restaurantes, bares e hotéis bem como orientar o cliente na escolha e no preparo do chá, seguindo protocolos de serviço internacionais. Ele possui prática no preparo do chá quente seguindo protocolos internacionais e domina a arte da análise sensorial e da harmonização. Embora o sommelier possua conhecimento técnico do chá, ele não é preparado para empreender no mercado do chá.

Nesta Jornada, o Tea Connoisseur formado por Carla e Carol receberá todos os conhecimentos adquiridos pelas professoras ao longo dos últimos 9 anos estudando e trabalhando com chá. Ele terá todos os tópicos da formação do sommelier de chá, aliado ao empreendedorismo voltado para o mercado do chá com técnicas avançadas de infusão e manipulação da infusão, estudadas e aperfeiçoadas pelas professoras em sua empresa de iced teas a BlueDog Revolution. É uma formação mais ampla voltada para o empreendedorismo do chá.

Importante salientar que o Tea Connoisseur não precisa revalidar seu título em outro país caso deseje morar fora do Brasil. Mas se o aluno quiser fazer a prova para revalidação do título de sommelier de chá nas maiores entidades do mundo, poderá fazê-lo estudando o que aprende na Formação Tea Connoisseur, pois esse curso contempla a ementa completa dos sommeliers e segue o programa das principais escolas de chá do mundo.

Nossa Missão

Nós somos sommeliers e especialistas na camellia sinensis, o verdadeiro chá. O chá é uma bebida premium com uma infinidade de notas e aromas. Uma bebida que pode ser consumida diariamente ao longo de todo o dia por possuir benefícios para o corpo incomparáveis a outras plantas. No médio e longo prazo, temos convicção de que ela é responsável por grandes transformações em quem a consome diariamente.
A Chá Pra Quê é um canal, uma escola que fomenta novos negócios de chá. É a expressão pura da nossa missão de ensinar o brasileiro o que é chá de verdade e fomentar o consumo através de novos negócios do chá.

A Jornada do Chá Formação Tea Connoisseur nada mais é do que a nossa própria jornada, trilhada nestes últimos 09 anos.
Nosso conhecimento, prática e experiência sistematizados em um curso único no mundo, que transforma você em um especialista em chá, reconhecido em qualquer lugar que você vá. Você irá percorrer o nosso caminho e o caminho de milhares que nos antecederam e que coexistem conosco nesta incrível comunidade do chá
 
Podemos garantir que você vai conhecer pessoas especiais. No mundo do chá a gente diz que o chá escolhe as pessoas e não é a toa que você está aqui. Seja para aprender e melhorar a sua vida e a das pessoas que estão ao seu redor, seja para assumir a missão de melhorar o mundo através do chá. 

Formato

A Formação Tea Connoiseur é um curso 100% online, objetivo e prático elaborado por nós, Sommelières de Chá e Tea Connoisseurs, Carla e Carol. A formação possui o conceito "Micro Learning", isto é, você não vai gastar mais de 20 minutos do seu dia para aprender e aplicar todo o conteúdo. 

Ela está dividida em 05 ETAPAS. É o nosso método, sistematizado para ajudar você a abrir o seu negócio de chá em 06 meses. Colocamos exatamente o caminho das pedras, com o que funcionou no nosso campo de batalha. Todo nosso conhecimento como empreendedoras do chá.

São as ferramentas necessárias para fazer isso de modo mais seguro e sustentável. 

Venha conosco nesta jornada!

O que Você Irá Aprender para tornar-se um
 TEA CONNOISSEUR

MÓDULO 1: Fundamentos do Mundo do Chá (ETAPA 01)

Este módulo é a base, são os fundamentos que você precisa aprender. 

É um módulo de conhecimento puro, onde abordamos o que é o chá, os tipos de chá, blends, os principais componentes (química do chá), os benefícios, nomenclaturas de classificação dos chás, a análise das folhas, da água, os fundamentos da infusão (tempo, temperatura e proporções) e a ciência dos hábitos.

MÓDULO 2: Materiais necessários (ETAPA 01) 

Neste módulo abordamos os materiais necessários para a armazenagem e preparação do chá, seja para preparar uma xícara, seja para preparar 4 litros.

Aqui você aprenda a fazer chá em quantidade para saber servir, criar eventos.

MÓDULO 3: A Cultura do Chá ao Redor do Mundo (ETAPA 01)

Abordamos mais profundamente o conceito de terroir, tão importante no mundo do chá. 

Faremos uma viagem pelos principais terroirs de chá do mundo, mostrando as características do terroir e os chás produzidos em cada um. 

MÓDULO 4: Técnicas Avançadas de Infusão 01 - Com Chás brasileiros (ETAPA 01)

Trabalharemos na primeira técnica de infusão utilizando chás brasileiros. 

Ensinamos como preparar blends artesanais (bebida pronta), adicionando mais sabor aos chás, substituindo as bebidas industrializadas.  

MÓDULO 5: Técnicas Avançadas de Infusão 02 - Com Chás Importados (ETAPA 01)

Aprimoramos a PRIMEIRA técnica de infusão agora com parâmetros mais complexos com chás e blends importados, onde mostramos as diferenças fundamentais no preparo.

MÓDULO 6 - Técnicas Avançadas de Infusão 03 (ETAPA 01)

Neste módulo aprofundamos de modo prático, os fundamentos da infusão aprendidos no módulo 1 e introduzimos uma SEGUNDA técnica de preparo. 

Faremos uma ampla análise das folhas e a manipulação da infusão para se obter o sabor desejado, ressaltando ou diminuindo características desejadas no chá.

Você aprende a identificar as variáveis concretas que separam um chá comum de um excelente chá.

MÓDULO 7 - Técnicas Avançadas de Infusão 04 (ETAPA 01)

Os segredos da TERCEIRA técnica de infusão que você deve dominar por completo como Tea Connoisseur

MÓDULO 8 - Pu-Er e Matcha (ETAPA 01)

Este módulo é ligado a dois chás premium super queridos e muito utilizados no mundo do chá. 

Você aprende como ambos são fabricados, formas de preparo e consumo para incluir de vez estes "reis do detox" no seu dia a dia.

MÓDULO 9: Saquinhos e Cápsulas (ETAPA 01)

Neste módulo você aprende a avaliar  a qualidade de diferentes saquinhos, a trabalhar com eles para diferentes técnicas de infusão. 

Passamos também pelos chás de cápsula, que não são nosso foco de consumo mas podem ser aproveitados corretamente. Quais as ocasiões para usá-los.

MÓDULO 10: Manual do Sommelier de Chá (ETAPA 01)

Este é o módulo mais saboroso do curso. Você aprende a descrever os chás, a usar corretamente a tabela de aromas e sabores, entendendo conceitos de experiência organoléptica e como isso afeta a apreciação de um chá e como pessoas diferentes podem ter experiências diferentes com o mesmo chá. 

Aqui também apresentamos os principais protocolos da Sommelierie de Chá, serviços de chá e harmonizações com alimentos e outras bebidas.

MÓDULO 11: Empreendedorismo com Chá (ETAPAS 02 A 05)

O que é necessário pra empreender no mundo do chá? Como aproveitar o crescimento desse mercado aqui no Brasil e como criar um negócio diferenciado? 

Mostramos vários modelos de negócio ao redor do mundo, o passo a passo para escolha de fornecedores, seja de plantações ou de terceiros, estoque e venda.

Neste módulo percorremos as etapas 02 a 05 com você:

Etapa 02 - Escolher seu nicho - Perfis de clientes, paladar do cliente -  como identificá-los e como vender o chá certo para o cliente certo.

Etapa 03 - Conhecer a mecânica comercial do chá, fundamental para quem quer se tornar um empreendedor. 

Etapa 04 - Definir como monetizar o seu negócio

Etapa 05 - Seu MVP na prática! É hora de abrir o seu negócio e testar, ir pro campo de batalha!

TESTE FINAL: 

Para fazer o teste final é necessário concluir até o módulo 10. Realizamos um teste às cegas, no modelo das maiores escolas de chá do mundo.

É a chance de pôr em prática todo o aprendizado sobre a infusão, sensorial, descritivo e finalizar com chave de ouro essa jornada. 

Trata-se do teste que distingue o consumidor leigo dos grandes Especialistas de Chá. O aprovado receberá um certificado de aprovação no curso e então diplomado como Tea Connoisseur!
SIM! ME AVISE DA PRÓXIMA TURMA.

A Formação Tea Connoisseur foi criada para quem deseja tornar-se:

UM EMPREENDEDOR NO MUNDO DO CHÁ OU UM CONSUMIDOR QUALIFICADO

PUBLIQUE NO SEU SITE

Quem deseja iniciar uma formação profissional do chá com bases sólidas, dispostas de maneira simples e direta por profissionais formadas em uma das mais renomadas e tradicionais escolas de formação de sommeliers do mundo.
Para quem quer dominar as TÉCNICAS de ESCOLHA das folhas e diferentes TÉCNICAS de PREPARO, sem tabelas prontas, com uma metodologia que nenhum outro curso do Brasil ensina. Avaliando o melhor custo benefício sem desperdícios e aproveitando seu chá da melhor forma. Pagando o preço correto e preparando qualquer chá do mundo à perfeição
SABER VENDER o seu produto, OFERECENDO os melhores chás e auxiliando o seu cliente nas técnicas de preparo corretas para cada chá. Para vender bem é necessário conhecer o seu cliente e conhecer o mundo do chá a fundo.
Saber COMPRAR e se relacionar com o mercado internacional de fornecedores. O Tea Connoisseur estará apto a conversar com qualquer especialista em chá, entendendo a LINGUAGEM de outros Tea Connoisseurs e Sommeliers no mundo
Pessoas que querem adquirir o hábito de beber chá no seu dia a dia ou já tem o hábito e anseiam CONHECER MAIS sobre todos os tipos de chá e DESEJAM iniciar nesse incrível mundo
Profissionais da área da SAÚDE, como nutricionistas e médicos, que desejam aprender sobre chá com quem realmente entende do assunto. Com informações do mundo do chá que vão muito além das informações passadas nas universidades e especializações

PUBLIQUE NO SEU SITE

Quem deseja uma formação com reconhecimento Internacional. Diferentemente dos Sommeliers de chá que necessitam revalidar seus diplomas para trabalhar em outras países, o Tea Connoisseur é automaticamente reconhecido em qualquer lugar do mundo. 

PUBLIQUE NO SEU SITE

Se ainda assim o tea connoisseur, formado pela Chá Pra Quê, quiser validar a formação de sommelier de chá no exterior, poderá faze-lo com tranquilidade pois a ementa do nosso curso está em linha com as maiores escolas de chá internacionais e nossos alunos estão aptos para prestar a prova estudando apenas o nosso conteúdo.

 depoimentos

Renata Castro
Gerente de Marketing

Conheci a Carol e a Carla por acaso e a Carol me fez me apaixonar ainda mais pelo mundo do chá. Fiz um workshop com elas na ABS e a aula cumpriu seu propósito de testar as harmonizações e despertar o interesse para continuar conhecendo e testando. Amei!




Juliana Wallington
Global Mobility & Rewards Advisor
 

Carla e Carol me ajudaram a trocar a sobremesa por chá e me ensinaram a fazer chá gelado! Me ensinaram que pode ser uma bebida refrescante quando estamos sempre morrendo de calor, como eu! Obrigada meninas! Um brinde com chá que substitui as sobremesas açucaradas.


Márcia Ferreira
Terapeuta Holística

Eu não gostava de chá!  Como parei de tomar refri há uns 6 anos, sentia falta de algum substituto que não fosse suco e que fosse prático de fazer/encontrar. Conversando com Carol e Carla, elas me apresentaram ao “mundo mágico do chá”, e como fazer um iced tea sem precisar ferver a água. Conheci com elas o Pu-erh, minha paixão que é o “chá-pra-toda-hora”, principalmente após extravagâncias gastronômicas.
Conheça as Sommeliers de Chá e Tea Connoisseurs
João da Silva
CARLA nasceu em Buenos Aires e é bióloga. Desde pequena morou no Rio de Janeiro. Como a maioria das pessoas, teve altos e baixos em sua vida e optou por um trabalho que pagava bem mas não a fazia feliz. Não havia missão, não havia paixão pra acordar todo santo dia. No meio do escritório gelado e de mil reuniões que discutiam o sexo dos anjos, ela precisava de uma bebida saudável e que a ajudasse a se aquecer. Leite com café o dia todo não dava e café puro ela não curtia. Água o dia todo era sem graça e quente...quem curte? Foi em uma viagem a Noruega que ela descobriu o chá. Ganhou um amigo para as reuniões gélidas e almoços quentes na rua, levando seu chá gelado. Em pouco tempo o desânimo e a falta de propósito foram perdendo espaço e mais clareza mental, mais bem estar foram aparecendo. O motivo? Ela descobriu um tempo depois que era o mesmo chá que havia incorporado diariamente na sua rotina. Carla saiu do trabalho em uma demissão em massa. Triste? Que nada! Seu objetivo era encontrar sua missão e fazer da sua vida mais do que uma rotina de mesmices e check na lista. Carla se formou como Sommelier de Chá pela renomada Escuela Argentina de Té. Fez também uma viagem incrível para o Sri Lanka visitando e trabalhando em plantações de chá. Ali, formou-se como Tea Taster. Fundou a BlueDog Revolution empresa de iced teas e a Chá Pra Quê?
Sua missão hoje é ajudar pessoas que desejam ter uma vida com mais saúde, foco, bem estar e expansão da consciência pessoal, usando o chá como a principal ferramenta para essa transformação, de forma prática, simples e contemporânea.
João da Silva
CAROL é daquelas pessoas que decidiu que a vida deveria ser extraordinária. Aos 15 anos, em vez de festa, pediu dinheiro: queria aprender a pilotar aviões. Aos 17 anos, com o dinheiro nas mãos, começou a pilotar! Antes mesmo de aprender a dirigir. Aos 18 tirou seu primeiro brevet e literalmente saiu voando por aí. Com 19 anos teve outra grande oportunidade: entrar na Varig como comissária de bordo. Era um sonho rodar esse mundo, entre champagne e caviar. Vendo a crise da empresa, mais uma vez decidiu: era hora de mudar novamente e partir para uma faculdade. Mas não poderia ser um curso qualquer, tinha que ter muita aventura. Carol foi fazer geologia na UFRJ! Não existe carreira mais aventureira. Exatamente nessa hora Carol teve que aprender a se superar mais ainda, afinal, conciliava a pesadíssima faculdade de geologia com sua vida de comissária. Enquanto o avião abastecia, ela estudava cálculo e física. Enquanto os passageiros dormiam ela preparava os trabalhos. Neste momento, quase intuitivamente, ela descobriu o biohacking. Era preciso ter uma capacidade superior, era preciso hackear os sistemas do próprio corpo e da mente. Muitos pensaram que ela não conseguiria, mas Carol se formou com dignidade acadêmica e ainda na faculdade entrou para uma multinacional do petróleo, a Shell. E como sempre buscando mais experiência e desafios, Carol trabalhou em outras empresas como Petrobras, Statoil, Petra UFRJ e até abriu a própria empresa de geologia.
Em 2011 conheceu um novo amor: o chá. Foi para a Argentina e para o Sri Lanka estudar na melhor escola latino americana: a Escuela Argentina de Té. Se formou Tea Designer, Tea Sommelier, Tea Taster (Ceylon Tea) e abriu com sua sócia as empresas BlueDog Revolution e a Chá pra quê?
Sua missão é ensinar as pessoas a “hackear” a própria vida e assumir o controle, usando o chá, técnicas de biohacking e a ciência dos hábitos angulares, como tem feito desde 2000 em sua própria vida.